top of page

  O que o Marketing realmente é

 

 

Nós temos uma ideia errada do que verdadeiramente o marketing é e para que seja usado, vamos lá tentar falar de um jeito que possamos entender o que significa de verdade o marketing.

 

  Significado literal: Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

  Então, caro leitor, não se engane com os ditos “Marqueteiros”, que é uma forma pejorativa de designar um profissional não conhecedor da matéria e geralmente ligado á criadores de políticos, que nada têm a ver com o marketing em si.

 

  O marketing nasceu da necessidade da indústria conseguir diluir suas mercadorias onde era importante, criando o que fosse necessário e não o que achavam que venderiam.

  Podemos dizer que um dos precursores dessa ideia, foi o grande Henry Ford, idealizador da linha de montagem, pois criou um carro para o povo e não para a elite, mas ainda assim errou muito em não disponibilizar outras cores, como o próprio dizia: Todos podem ter um Ford, da cor que quiserem desde que seja preto. Mas sabe-se que na época não havia profissionais do marketing ao lado dele.

 

  O marketing vem melhorando e é aperfeiçoado através dos tempos, sendo continuamente estudado e aplicado em todos os tipos de negócios e na vida privada dos cidadãos. A cada década que se passou, o marketing foi evoluindo. Novas ferramentas e maneiras foram surgindo para a sua utilização e obtenção de melhores e maiores resultados.

  Marketing não é vendas, muito menos criador de tendências, o marketing é estudo e planejamento para dar corpo e forma as necessidades das pessoas.

®© Copyright®
bottom of page