top of page

     Colaborador motivado,               Rendimento dobrado

        Nos dias de hoje devemos nos preocupar ainda mais com a peça principal de uma organização, o COLABORADOR.

  Não necessariamente devemos investir só em salários altos e bonificações, devemos nos ater ao chefes, pois algumas organizações tem uma visão distorcida desse cargo tão importante.

      Em qualquer área que atue, sempre devemos ter líderes ao invés de chefes, pois nem todo chefe é um bom lider, mas um bom lider sempre vai ser um ótimo chefe. Indicações e tempo de casa não indicam que uma pessoa seja boa em liderar uma equipe e muito menos motiva-la e deixa-la coesa com os pensamentos da empresa.

       Preparando o colaborador e o treinando, mostrando sempre que ele é o fator primordial para o bom andamento da empresa, cobrando-o na hora certa e em local reservado e elogiando-o e agradecendo em público quando desenvolve um bom trabalho, o colaborador sente-se prestigiado e querido pelo seu lider e pela empresa.

   Toda empresa precisa se preocupar em desenvolver todo o potencial de seus colaboradores, não importando a área de trabalho, temos que dar todo o auxílio para o bom desenvolvimento da função. Exemplo: Na parte da limpeza, se tivermos o colaborador desmotivado e com um chefe mandão, haverá muita rotatividade e dificuldade em conseguir “encaixar” um outro colaborador na função, não porque seja ruim, mas porque se tem um “chefe” sem noção de liderança e sem tino no trato com pessoas.

       Hoje em dia, tudo que for feito para agradar ao colaborador não é mais considerado custo e sim investimento, o colaborador será um divulgador da empresa, demonstrando todo o orgulho em servir aquela organização e gerando assim lucros tanto na retenção de talentos quanto no crescimento moral e econômico da empresa e do colaborador.

    Não devemos nos esquecer ao acompanhamento do colaborador, sempre seguido de conselhos utéis e de informações relevantes para o engrandecimento do profissional e sabendo a hora certa de deixá-lo seguir sozinho, mas deixando-o ciente de que terá sempre alguém ali disposto à ajuda-lo e incentivando-o a colocar em prática todo o seu potencial.

        Claro que devemos dar valor ao colaborador também, mas precisamos dar-lhe noção da importância de sua função e que o aumento salarial será fruto de seu bom trabalho na organização e não por ser queridinho ou “chegado” do chefe, alias coisa feia que acontece e muito, principalmente nas empresas de menor porte.

       Hoje sabemos que um colaborador motivado é parte fundamental do crescimento da empresa, seja ela pequena ou multinacional, descobrir o que acontece com nossos colaboradores é essencial para determinar até onde a empresa pode chegar, pois rotatividade de pessoal nunca é um bom sinal.

bottom of page