O Mercadólogo
Fabiano Boeira
Ser SuperVisor
A difícil arte de entender e atender ao colaborador
Toda empresa precisa ter aquele profissional qualificado para passar orientações, passos e diretrizes a seguir na direção das metas e repassar aos diretores e gerentes tudo o que vem sendo efetuado na empresa, setor ou região.
O supervisor precisa saber ouvir, aprender a solucionar os mais diversos problemas e ser um motivador de talentos dos colaboradores, descobrir os pontos fortes e fracos de cada um da equipe, buscando motiva-los e incentivando-os a buscar a contínua melhora em busca das metas.
Ser supervisor não é simplesmente delegar funções, ser supervisor é antes de tudo saber á quem, onde e para onde delegar as funções e cargos, definindo as metas e peças chaves para se alcançar o objetivo traçado pela gerência.
Ser o SUPERVISOR é saber montar estratégias de vendas, reuniões de equipe e cobrar a quem deve ser cobrado e elogiar a quem deve ser elogiado.
Ser o supervisor é ser resiliente, saber tirar das adversidades que serão muitas, lições para não acontecer de novo, evitando culpar e recriminar, buscando ensinar e disciplinar o colaborador e ou equipe.
Agir de forma individual com cada membro da equipe, para ter uma equipe coesa e afinada com os preceitos da empresa.
Trabalhar sempre em prol da equipe e não do particular, pois com cada membro sabendo exatamente sua posição, tudo se ajeitará sem atropelos.
Diferenciar o pessoal do profissional, no âmbito de trabalho também ajuda a ser imparcial na tomada de decisões, dando certeza de acertar sem se comprometer com atitudes isoladas do colaborador, não sendo “manipulado” por atos externos.
Supervisionar é cuidar de gente e cuidar de gente é sempre difícil, mas com treinamentos e contínuos aprendizados, sejam eles em campo ou em sala de aula, ajuda ao supervisor ser visto como líder e não como chefe, o que devemos saber diferenciar.