O Mercadólogo
Fabiano Boeira
Semelhanças de Show para Um Lançamento de Produto
Nesta virada de ano 2014/2015) fui à Mongaguá, momentos de prazer e confraternização com parte de minha família, mas ainda focado no marketing.
Fomos assistir à um show de pagode e eis que não parei de pensar nas semelhanças de fazer a apresentação do show, de forma satisfatória e coerente com o público de fim de ano na praia, com o lançamento de nossos produtos no mercado.
Comecemos com a PESQUISA DE MERCADO, forma simples e barata de se saber o que quer nosso público-alvo, minimizando os erros de entrada e os famosos tiros n´água de algumas empresas, no show acertaram em cheio, Grupo Pixote para o público em geral, sem distinção de idade, cheio e prazeroso, o que esperamos quando queremos lançar um novo produto.
Agora o DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO, muito envolvimento de toda a estrutura da prefeitura da cidade, organizar o local, arrumar apoiadores/patrocinadores, contratação dos grupos de cantores.
Na empresa fazemos isso a todo momento, com nossos colaboradores dedicando todo seu esforço na busca pela satisfação dos nossos clientes, buscando soluções para seu dia a dia lançando produtos condizentes com a realidade atual do mercado.
BUZZ MARKETING, disseminação da ideia do show através de propaganda entre os visitantes da cidade, encorajando os próprios moradores à repassar a grandiosidade do show, que foi bom mesmo.
BENCHMARKING, a prefeitura está de parabéns, pois analisou as outras prefeituras da região e conseguiu fazer um show ainda melhor que cidades maiores, usando o conceito de forma acertada, que é o de examinar a concorrência e fazer ainda melhor, buscando um desempenho superior ano após ano.
LANÇAMENTO DO PRODUTO, parte vital da sobrevivência ou não do novo produto, no show um grupo cativante envolvente e que não deixava ninguém parado, mais um tiro certeiro, todos pulando do começo ao fim junto com a banda que não deixou a peteca cair fazendo com que o público pedisse bis sem se cansar.
Sonho de toda empresa, fazer toda a propaganda e agitação por sobre o lançamento do produto e aguardar a resposta dos nossos clientes, e ela vir positivamente, cheia de elogios.
Para isso acontecer só precisamos ter gente capacitada e com vontade de fazer acontecer, colocar toda a força criativa, desde a pessoa responsável pelas compras da matéria-prima até o promotor de vendas nos Pdvs, mostrar entusiasmo com o produto, conhecendo todos os seus pormenores, assim como os integrantes do Grupo Pixote, todos cantam e dançam a mesma música no mesmo ritmo.
Ter uma equipe coesa é parte fundamental para atingir as metas almejadas, ter uma equipe afinada é essêncial para o sucesso do novo produto e manutenção dele no mercado.
Agora por fim mas não menos importante o TRANSMARKETING, que nada mais é do que a convergência dos objetivos do marketing, relações públicas e planejamento estratégico, todos voltados para a reação que o público terá em relação ao show, ou o serviço prestado pela prefeitura de Mongaguá, que com certeza foi plenamente satisfatório, pois os obejtivos foram alcançados.
No lançamento de um novo produto, temos que usar e extrapolar essa ferramenta pouco usual no mercado, pois o transmarketing não é previsão de futuro mas sim acompanhamento diário do mercado onde se tenta iniciar um novo negócio e mais uma forma de encantar nosso cliente, que foi exatamente o que aconteceu comigo nesse show
ESPETACULAR.