O Mercadólogo
Fabiano Boeira
Check-out, Fonte de rentabilidade
Todos nós sabemos o que é o check-out do supermercado, pois bem, aqui vai uma pequena definição: Além de ser uma palavra comum em aeroportos, em inglês também é comum a sua utilização no âmbito de supermercados, sendo que a expressão "check-out conter" significa a caixa onde o cliente paga pelas suas compras.
Para o profissional de vendas, essa palavra quer dizer, OPORTUNIDADE, uma vez que 100% dos clientes do supermercado passam por ele, e vez ou outra acabam levando um produto que não estava em sua list de compras, a chamada compra por impulso, que segundo pesquisas, de cada 694 pessoas, espantosos 333 assumiram comprar por impulso.
Levando-se em conta o baixo custo de investimento em gôndolas e expositores maiores e mais elaborados, pode-se expor uma infinidade de pequenos produtos que tem baixo valor agregado, mas alto giro, como as guloseimas por exemplo, que uma empresa pode explorar à vontade com um grande sortimento de produtos em um pequeno espaço.
Frente de caixa é além de tudo uma fonte inesgotável de estudos sobre rentabilidade e produtividade, portanto, é também uma fonte inesgotável de ganhos e de investimentos contínuos, várias empresas tentam de um jeito ou de outro fazer parcerias com supermercados para garantir exclusividade nessa área nobre de vendas.
Organizar os produtos fazem a venda ser ainda mais fácil, com sortimento e exposição adequadas, sempre com produtos com cores fortes e de consumo rápido, com preço baixo, dando a percepção e ganho para o cliente e caixa cheio para o supermercado.
Um check-out não é o final de linha do cliente no supermercado, sendo explorado de forma correta ele pode ser mais uma fonte de renda, ocupando pouco espaço dando beleza e mais opções ao cliente.