O Mercadólogo
Fabiano Boeira
Compras em São Lourenço do Oeste?
Vendo o noticiário onde se pedia para consumir produtos regionais e fomentar a roda dos negócios na cidade me perguntei: O que a cidade faz para me convencer a comprar?
Quando pensei em comprar uma casa nova, fiz pesquisas e procurei corretores em São Lourenço do Oeste, o que encontrei foram entraves e burocracias que impediam que a tão sonhada casa própria estivesse mais longe que eu pudesse imaginar, culpa dos gananciosos loteadores e a falta de bom senso dos mesmos e ainda, o ultrapassado plano diretor da cidade, que acabei encontrando na cidade vizinha, opa, estado vizinho, Paraná.
O bairro que escolhi, tem entre seus moradores e compradores de terrenos, moradores de São Lourenço do Oeste, que pelos motivos acima, optaram por comprar e realizar o sonho da casa própria no estado vizinho, que soube aproveitar esse deslize e ganância de nosso São Lourenço do Oeste, gerando receita para a cidade vizinha, pois onde vivia, não tinha o mínimo incentivo para compra.
Isso que falei sobre um bem de valor agregado muito grande, que demanda tempo e disponibilidade de investimentos, que geram receitas significantes por um período maior de tempo, o que falar então sobre bens e serviços, produtos e demais necessidades?.
Buscamos sanar essa necessidade nas cidades vizinhas, pois sabemos que em uma pesquisa básica e rápida, acharemos o produto ou serviço de equivalentes, muito mais em conta nas cidades limítrofes, coisa que deveríamos ter na nossa cidade, para fazer girar a roda do comercio, mas temos dificuldades em encontrar em casa, pela necessidade básica de lucro rápido e maior de nossos comerciantes.
Se procurarmos um carro e queremos usar o nosso como entrada, vamos à internet e não a uma revenda local, se formos atrás de novidades em vestuário, vamos às cidades vizinhas, até mais que isso, nas metrópoles vizinhas, pois temos novidades sim, mas á preços exorbitantes, impraticáveis para a maioria dos moradores, que na maioria das vezes, é mais barato gastar com transportes e deslocamentos á comprar na nossa cidade sede.
A culpa do comércio e serviços demorar á girar na nossa cidade, é mais dos comerciantes e empresários, que fazem a alegria dos concorrentes que já descobriram essa fragilidade, oferecendo serviços, bens e materiais, mais em conta do outro lado da fronteira do que a oferta oferecida pelos mesmos, pois demanda nós temos e bom senso ainda mais.