O Mercadólogo
Fabiano Boeira
Vendarketing
Duas palavras, uma única obrigação
Muitas empresas não se atentam ao valor que o vendarketing pode trazer á organização e muitas vezes, esse conceito de inbound marketing é aplicado de forma errônea, o que causa uma mensuração pouco confiável e até mesmo o descrédito nessa excelente ferramenta.
Vendarketing, nada mais é que a junção de Vendas + Marketing, ou no inglês, o Smarketing (Sales + Marketing), e é o que vem ajudando as organizações á terem um aumento de produtividade da equipe de vendas e marketing, alinhando ambos, extraindo o máximo de suas atividades e aumentando o potencial de geração de receitas da empresa.
Na verdade ainda podemos colocar nessa equação, todo o time da empresa, pois o marketing faz a pesquisa e orienta as vendas, fazem às vendas, a produção fabrica para que não aja ruptura, o financeiro cuida que tudo esteja sendo direcionado e assim por diante.
Entender o valor de vendarketing, faz com que toda a empresa saia ganhando, uma vez que o discurso deve ser sempre o mesmo, pois o encantamento pode ser quebrado em qualquer fase da jornada do cliente, uma vez que esse tenha entrado no funil de vendas, temos que nutri-lo sempre que for preciso.
O Vendarketing ajuda a equilibrar esse alinhamento, verificando o desempenho de todos os times para garantir que nenhuma oportunidade seja perdida, e assim seja atingido o máximo do potencial do seu time, aumentando sua receita.
O que fazer quando a empresa não emprega o conceito em nenhuma fase ou departamento?
Agora darei um exemplo do que vivi quando trabalhei numa indústria alimentícia de São Lourenço do Oeste.
Reabertura e readequação de um setor problemático, onde não conseguíamos sequer contratar um vendedor, departamento de marketing inexistente, então, alinhamento com qualquer setor muito deficiente, usando do meu conhecimento em marketing, foi colocado um plano de ação que fosse no mínimo executável e com resultado á curto prazo, como:
Mapeamento da regional.
Conversas com a gerência dos setores de logística, financeiro e fabril.
Contratação de Vendedor.
Colocação do plano em ação.
Como agir agora, fazendo com que a regional tornar-se novamente viável?
VENDARKETING, pura e simples.
Alinhamento dos setores, como o de marketing ficava ao meu comando, foi mais simples, pois já tínhamos vendas e marketing alinhados, agora faltava com que nossos clientes fossem atendidos de forma satisfatória por todos, ou seja, alinhar financeiro, logística e fábrica, para que a venda fosse realmente entregue em tempo hábil.
Financeiro: Uma vez constatado o cliente, tínhamos que ter a exata noção do poder de compra ou saúde financeira deste, para garantir um crédito satisfatório e condizente para ele, saber se já havia sido cliente da empresa, se já houve problemas com créditos ou dívidas com a empresa, se quando cliente, havia um período de compras, enfim, elaborar um dossiê completo sobre o cliente, cada um, um por um, feito isso, nosso analista Jackson Naressi, montou, por conta própria diga-se, um relatório detalhado contendo.
NOME DO CLIENTE.
SITUAÇÃO CADASTRAL, caso houvesse necessidade fazíamos a correção.
DATA PRIMEIRA COMPRA.
DATA ÚLTIMA COMPRA.
TICKET MÉDIO DE COMPRA.
POSSIBILIDADE OU NÃO DE CRÉDITO.
Com esse dossiê em mãos, saímos á rua com um arsenal que só poderia ser sucesso, pois, seria fácil colocar o plano em ação, garantindo que visitaríamos os clientes certos, recuperando alguns no caminho e conseguindo outros mais, garantindo assim, mais RENTABILIDADE para a regional.
Tínhamos que ter a certeza de estar trabalhando com um time que garantisse a sobrevivência da regional, desta vez por um prazo bem longo, com as informações corretas em mãos, não teríamos dificuldades em atingir a meta, que ainda não tínhamos bem definida, mas já era bem ambiciosa.
A logística: Conversando com o responsável, foi possível montar um plano de ação, com a contratação de uma empresa de transportes local, para garantir a entrega dos produtos em todos os pontos de vendas abertos pelo setor comercial, uma vez que concentrávamos todos os pedidos feitos na semana, ainda muito pouco, em um caminhão apenas da empresa, fazendo com que a empresa local de transporte, realizasse a entrega ponto a ponto, depois do transbordo da carga, garantindo a entrega e agilidade, e nosso caminhão retornando para mais viagens, sendo RENTÁVEL.
Fábrica: Sem esse tópico, não teria o porquê escrever o restante não é mesmo, pois sem produtos, sem vendas, conversado sobre a urgência de abastecer o estoque para garantir que a regional fosse abastecida com todos os produtos que a empresa dispunha, com agilidade, uma vez que ali estava o fator principal, fazer com que não só a empresa, como toda a empresa se tornasse mais RENTÁVEL.
No conceito de vendarketing, utilizamos todos os canais possíveis de comunicação, para garantir que a mensagem seja transmitida de forma clara e concisa, alinhando todos os setores, mantendo um único discurso em todo o processo, uma vez que o cliente precisa saber que a empresa o entende e o compreende em toda a jornada.
As reuniões devem ser periódicas, para garantir que o alinhamento seja mantido, não havendo um único time responsável por tudo e sim, todos responsáveis por tudo, pelas metas de vendas, de produção e faturamento.
A mensuração será feita também periodicamente, sendo cada setor responsável por fazer o levantamento inerente ao seu, mais uma vez, alinhando tudo nas reuniões periódicas.
Todos os setores sendo um, sem divisão, utilizando o vendarketing, a empresa só tende á crescer ainda mais, pois cada setor terá a responsabilidade de ajudar ao outro, almejando a RENTABILIDADE E LUCRO DA EMPRESA.