O Mercadólogo
Fabiano Boeira
Os Novos 4 C´s do Mercadólogo
Nós já conhecemos os 4 P´s do composto de Marketing: Produto, Praça, Preço e promoção, também os 4 C´s tradicionais do Marketing que são: cliente, custo, conveniência e comunicação. Vamos a uma explicação mais precisa de cada um deles.
Cliente: O “C” cliente se contrapõe ao “P” produto. Quando uma empresa foca primeiramente o cliente evita cometer o erro conhecido como “miopia de marketing” que é a preocupação excessiva com o produto sem levar em consideração o cliente. O “C” cliente salienta a importância de se pensar no produto como solução da necessidade do cliente.
Custo: O custo para um cliente adquirir um produto vai muito além de seu preço. O custo além de abranger o preço do produto ou serviço leva em conta outros valores que afetam a decisão do consumidor. O tempo gasto para encontrar o produto, o desgaste psicológico no atendimento do estabelecimento, localização da assistência técnica, etc.
Conveniência: Hoje o cliente quer conveniência, quer facilidades. Seu produto deverá ser fácil de encontrar, seu atendimento deverá ser diferenciado, os atendentes devem saber explanar muito bem a respeito do produto e suas particularidades. O tempo para adquirir o produto deve ser rápido, ele não quer esperar muito tempo para ser atendido, quando tiver que esperar, irá querer um sofá confortável, um cafezinho quente. Em relação à entrega do produto, o cliente deseja recebê-lo na data e horário que lhe convém, nem sempre a entrega rápida é o que ele deseja.
Comunicação: A boa comunicação é fundamental. O cliente gosta de ver o produto que ele compra sendo divulgado, sendo anunciado. A Internet é hoje um dos meios mais populares e com baixo custo para divulgar seu produto. Sua empresa, obrigatoriamente, deverá ter um site, deverá expor características do produto nele, deverá ter uma linha direta para o cliente ter acesso a informações e um local onde ele possa sanar suas dúvidas. E, para isso, a Internet é fantástica.
(http://www.efetividade.blog.br/os-4-c%C2%B4s-do-marketing)
Mais recentemente temos os 4 A´s, o modelo desenvolvido por Raimar Richers, descreve, além do composto mercadológico, a interação da empresa com o meio ambiente e avalia os resultados operacionais da adoção do conceito de marketing em função dos objetivos da empresa.
Análise: Visa identificar as forças vigentes no mercado e suas interações com a empresa. Os meios utilizados para tal fim são: a pesquisa de mercado e o sistema de informação em marketing.
Adaptação: é o processo de adequação das linhas de produtos ou serviços da empresa ao meio ambiente identificado através da análise. E isso ocorre através da apresentação ou configuração básica do produto: design, embalagem ou marca. E ainda por meio do preço e da assistência ao cliente.
Ativação: Os elementos-chave da ativação são a distribuição (seleção dos canais), a logística (a entrega e armazenagem de produtos), a venda de pessoal (o esforço para efetuar a transferência de posse do bem ou serviço) e o composto de comunicação (publicidade, promoção de vendas, relações públicas e merchandising).
Avaliação: é o controle dos resultados do esforço de marketing, isoladamente e em conjunto. Essa função é também chamada auditoria de marketing.
(http://www.portalcmc.com.br/os-4-as-do-marketing)
Agora apresento os 4 C´s do Mercadólogo, que deveriam ser o mantra para todo profissional que quer a marca presente no mercado e na mente dos clientes, junto aos outros 4`s do composto, não temos como não alcançar o objetivo, pois precisamos e muito seguir os passos á seguir, principalmente quando estamos enfrentando uma nova jornada ou crise igual á essa no momento.
Captar: Estudar e pesquisar mercados em potencial ou os que já estamos inseridos, mas buscar de todas as formas angariar o maior número de clientes possíveis na área onde escolhemos atuar.
Cativar: Precisamos ser simpáticos e solícitos aos clientes, dar orientações corretas quanto á prazo, preço e entrega, ajuda no que for necessário para o andamento do negócio de forma clara e concisa sem enrolar ou deixar dúvidas, pois assim teremos a total atenção e sinergia com o cliente.
Convencer: No sentido literal, mostrar ao cliente que temos a oportunidade que ele precisa o produto que ele necessita e somos o fornecedor que ele pedira para ser parceiro, pois temos o produto certo, preço correto, prazo excelente e entregas sem falhas.
Conservar: Essa etapa é a última e mais importante, depois de seguir os passos anteriores, agora é que todo o esforço se recompensará, teremos a cumplicidade de um parceiro e a continuidade de um processo que começa no planejamento estratégico definido pela empresa e realizado pelos colaboradores de campo, passando pelo pessoal interno da fábrica e da logística.
Por fim, como bom Mercadólogo, teremos que definir a estratégia certa para alcançar os objetivos e buscar as metas e transpassa-las, utilizando e abusando das ferramentas do composto de marketing, mas principalmente, utilizando do material mais importante da empresa, o COLABORADOR, seja ele um operário ou um executivo, pois todo o processo só terá êxito se todos funcionarem como um só, como uma engrenagem onde todos se comunicam com todos.