top of page

     FixaAção

  Nos dias de hoje, temos uma grande preocupação em saber como a nossa marca será percebida pelos clientes e consumidores em geral e, como a bola de cristal nem sempre acerta, devemos seguir alguns passos para se tornar uma marca sempre presente na memoria de nossos clientes e consumidores.

  Antes de tudo, devemos fixar na mente de nossos colaboradores o ideal que gostaríamos de ser vistos e lembrados, pois estes, é que irão passar a ideia á frente, esqueçamos os passos já conhecidos e ultrapassados no marketing para fixar a marca:

1) Defina seu produto ou serviço descrevendo suas características e os benefícios para o cliente.
2) Defina as necessidades e desejos atendidos pelo produto/serviço.
3) Defina seu público-alvo.
4) Se possível tente identificar o tamanho do mercado, ou seja, quantos clientes podem comprar seu produto.
5) Analise seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos.

  Esses passos, já muito conhecidos, fazem parte da estratégia de marketing antes mesmo do lançamento de um Produto/Marca, portanto, nada que tenha novidade no que tange a ideia de fixar ainda mais a marca.

  Passamos então a novidade, um diferencial que hoje em dia é de suma importância para qualquer marca, a VISIBILIDADE, que dependendo do tamanho da empresa, pode ser feito de uma forma simples e sem muitos gastos com publicidade e propaganda, utilizando-se apenas do material humano já disponível, sejam eles vendedores, gerentes ou funcionários da produção, pois a hierarquia neste caso pouco importa, pois o que importa é a atenção dada á marca e o aumento de sua exposição no mercado.

  Procure se tornar uma marca carismática, que se importa com causas humanitárias.

  Apoie, sempre, eventos culturais e sociais, isso além de dar visibilidade, passa a impressão de responsabilidade social.

  Anúncios em redes sociais são importantes, mas se não tem quem monitore e responda as perguntas e dúvidas passadas pelos consumidores, ela passa a se tornar um tiro no pé, deve-se tomar muito cuidado como montar e manter uma página em qualquer rede social.

  Aposte na propaganda boca-a-boca, utilize o Buzz Marketing, faça campanhas com parceiros oferecendo brindes ou bonificações, além de ser barato, você colocará o produto na mão do cliente ou consumidor final, que é quem realmente interessa aparecer.

  Faça com que seus colaboradores entendam a necessidade de expor a marca á seus amigos e parentes, criando uma rede continua de consumidores/clientes, tornando a marca um orgulho de se exaltar e ainda mais uma satisfação em ter nas mãos.

  Não temos uma fórmula mágica de como fazer a marca/produto ser fixada na mente dos clientes, principalmente para quem não dispõe de muito dinheiro para isso, mas podemos planejar e expor a marca/produto de uma forma simples e barata, obtendo visibilidade e consequente aumento de vendas, um circulo que só traz coisas boas, tanto para quem fabrica, quanto para quem utiliza.

  Esses exemplos não serão a salvação da lavoura, mas, se for planejado e executado com atenção, pode trazer resultados á médio prazo utilizando-se apenas de tempo e um pouco de paciência, mas acima de tudo, bastante divertimento, pois o contato com o cliente/consumidor será diário e o feedback imediato, coisa sagrada hoje em dia para qualquer estudioso do mercado.

bottom of page