top of page

         Asfaltar ou Concretar?

 

Nesses dias de chuvas torrenciais e problemas diversos com peso de cargas em nossas estradas e ruas esburacadas, decidi fazer um pequeno e breve estudo sobre o calçamento e uso de asfalto ou concreto.

Na minha cidade, temos ruas tão cheias de buracos que parecem pistas de MotoCross, novidade isso, não?, temos ligado a isso pouca vontade de se resolver esse problema, por motivos óbvios, mas com certeza na chegada da eleição esse será um tema recorrente.

 

Temos duas alternativas, ASFALTO ou CONCRETO, qual o melhor?, qual rende mais?, qual tem maior durabilidade?.

 

Asfalto: O padrão, aquele bom, durabilidade de 10 a 30 anos, bom né, mas claro que com todo o cuidado e material de primeira, encarecendo o m² e muito. Ainda temos o asfalto Macadame, que dura até 10 anos, acho que esse seja o usado nas nossas estradas, esse asfalto é misturado com cascalho ou resto de britagem, preferido por ser uma medida paliativa e pela chance de se manter interessantes contratos de manutenção, já que precisa de constantes camadas de macadames, selantes e outros.

Todo tipo de asfalto sofre deformações plásticas, aqueles trilhos horrorosos de rodas, o que ocasiona ainda muita manutenção nos carros.

 

Concreto: De longe tem a maior durabilidade, desde que seja feito do modo certo, método de calçamento preferido em países de primeiro mundo e usado nas melhores rodovias do pais, dura até 50 anos, manutenção periódica barata e sem muitos transtornos, já que necessita apenas de lavagem e uma passada periódica de impermeabilizantes.

Por motivos óbvios são utilizada pelas empresas detentoras das concessões de estradas, as estradas “pedagiadas”, por ser de simples manutenção, alta durabilidade, boa visibilidade e ainda ajuda na frenagem e diminui a aquaplanagem.

O que espero com esse texto?, só mostrar que temos alternativas boas, bonitas, baratas e duráveis para nossas ruas esburacadas, que vão além do velho, caro e ultrapassado derivado de petróleo, mas ainda o predileto de alguns maus administradores do dinheiro alheio.

 

Quer saber mais?: http://www.abcp.org.br/conteudo/imprensa/pavimento-de-concreto-e-alternativa-para-melhoria-das-rodovias

bottom of page